quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O que é um imunologista?


Imunologia é um ramo da biologia que abrange o estudo dos sistemas imunológicos em todos os organismos.
Foi o biólogo e anatomista russo Ilya Ilyich Mechnikov quem impulsionou os estudos sobre imunologia, e recebeu o prêmio Nobel de 1908 por seu trabalho. Ele espetou o espinho de uma rosa em uma estrela do mar e observou que, 24 horas depois, havia células cercando a ponta. Era uma resposta ativa do organismo, que tentava manter sua integridade. Foi Mechnikov quem primeiro observou o fenômeno da fagocitose, em que o corpo se defende contra um corpo estranho, e cunhou o termo. Essa área do conhecimento evoluiu, e hoje é tão relevante que, graças a ela, as vacinas puderam ser desenvolvidas e as doenças alérgicas e autoimunes puderam ser compreendidas

Descrição do trabalho de imunologista


Imunologistas são responsáveis por estudar as funções do sistema imunológico do corpo com o objetivo de desenvolver novas terapias médicas, tratamentos e vacinas, e para encontrar maneiras de melhorar os métodos para o tratamento de diferentes condições.
 A fim de desenvolver eficazmente estes novos produtos e métodos, imunologistas devem investigar o desenvolvimento e os efeitos de respostas anormais imunes do corpo, que estão associados com uma variedade de condições, incluindo doenças auto-imunes, imunodeficiências, alergias e rejeição de transplante.



Deveres do trabalho do imunologista


• Planejar e realizar experimentos e estudos
• Analisar e interpretar os resultados dos estudos
• Elaborar relatórios detalhados com base nos resultados dos estudos
• Apresentar relatórios em convenções, seminários, universidades e outras plataformas apropriadas
• Pode consultar com médicos gerais sobre o histórico médico de um paciente
• Examinar pacientes
• Diagnosticar e tratar uma ampla variedade de distúrbios do sistema imunológico



Educação necessária para se tornar um imunologista


Para obter um emprego como um imunologista o graduado (geralmente um biólogo ou médico) precisa de um grau avançado, especificamente, um doutorado ou residência para médicos.  Para fazer investigação científica é obrigatório ter um Doutorado, enquanto os médicos são obrigados a terem residência na área, bem como dois a três anos mais de especialidade de formação e estudo.

Certificação para se tornar um imunologista

  • Certificação no Brasil: No brasil o imunologista pós - graduado deve ter o título e registro em seu conselho especifico: Conselho Regional de Biologia - CRBio ou Conselho Regional de Medicina - CRM.
  • Certificação no Canadá: Para obter um Certificado de Competência Especial em Imunologia Clínica e Alergia no Canadá, se deve primeiro completar um programa de Mestrado. Ou após a conclusão de um programa de M.D. (Equivalente a uma pós graduação stricto senso em Medicina), se deve completar 2 anos de residência aprovada em imunologia e alergia.
  • Certificação nos  Estados Unidos: Para se tornar um imunologista certificado nos Estados Unidos, se deve primeiro ganhar um Ph.D.(Equivalente ao doutorado brasileiro) ou um M.D. e, em seguida, concluir pelo menos dois a três anos de formação em um programa credenciado e deve passar por um exame dado pelo American Board of Allergy and Immunology.


Quem contrata imunologistas? Onde eles trabalham?


Há uma série de organizações dentro de ambientes clínicos, acadêmicos e industriais que estão interessados ​​em empregar as habilidades, conhecimentos e competências de imunologistas, incluindo:

  • Colégios e Universidades: Instituições acadêmicas empregam imunologistas para realizar pesquisas originais no campo da medicina, biologia, bem como para ensinar cursos e supervisionar estudantes de pós-graduação em sua pesquisa.
  • Hospitais e Clínicas: imunologistas clínicos são contratados por instituições de saúde para diagnosticar pacientes que sofrem de distúrbios imunológicos, bem como gerenciar seus cuidados.
  • Empresas Farmacêuticas e Biológicas: Imunologistas são empregados por empresas farmacêuticas e biológicas, a fim de ajudá-los a sua compreensão do sistema imunológico; Este conhecimento pode então ser aplicado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos médicos e terapias.
  • Agências Governamentais: Agências governamentais federais e provinciais / estaduais podem contratar imunologistas para realizar pesquisas com o objetivo de desenvolver vacinas novas e melhorar as existentes.



quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O que é um Citologista

Um citologista estuda como as doenças, infecções ou cânceres afetam as células. Citologistas estudam e identificam células de doenças, como câncer e infecções bacterianas, incluindo o teste de Papanicolau para o câncer cervical.

Descrição do trabalho


Os citologistas avaliam as amostras de células para quaisquer variações que possam ter sido causadas por uma doença. Por exemplo, eles usam o teste de Papanicolau para determinar se um paciente tem alguma alteração nas células do colo do útero. Eles fazem isso através de uma inspeção meticulosa sob um microscópio, o que lhes permite diagnosticar coisas como tumores benignos ou malignos, câncer, células pré-cancerosas e outros agentes infecciosos ou inflamatórios. Os citologistas normalmente trabalham em laboratórios em hospitais, universidades ou instituições privadas.


Requisitos de Habilidade



Os citologistas devem ter fortes habilidades analíticas, de resolução de problemas e de tomada de decisões. Eles devem ser capazes de lidar com a pressão e responsabilidade, muitas vezes realizando trabalho microscópico altamente detalhado por longos períodos de tempo, independentemente ou sob a supervisão de um patologista. Além dos fortes conhecimentos de informática, os mesmos devem ter um conhecimento aprofundado dos mais recentes métodos de diagnóstico, equipamentos e tecnologia, como a triagem assistida por computador e o diagnóstico molecular.

Requisitos para a formação em Biologia Celular (Citologia)


Para se tornar um citologista, o interessado deve primeiramente ser graduado em Biologia (Ciências  Biológicas) e posteriormente se pós-graduar na área:

Formação lato sensu:
  • Especialização profissional em Biologia Celular.


Formação stricto sensu:
  1. Mestrado em Biologia Celular (Citologia).
  2. Doutorado em Biologia Celular.


sábado, 1 de outubro de 2016

O que é um Biólogo Molecular?

 Os biólogos moleculares estudam processos biológicos em nível molecular dentro das células de animais, pessoas, plantas e outros organismos vivos com foco no estudo estrutural e funcional do material genético e seus produtos investigando as interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese protéica. Conhecimentos de química, física e fisiologia da célula é necessário para ter sucesso neste campo científico. Eles trabalham com equipamentos avançados, uso dedutivo de raciocínio e de pensamento crítico e habilidades para resolver problemas complexos que envolvem a biologia.


Descrição do trabalho


Pesquisar processos celulares e códigos em seres humanos, animais, plantas ou outros organismos vivos, são elementos necessários em um espectro de campos da carreira desse profissional. Eles utilizam os seus conhecimentos de química, fisiologia celular, genética, física e outras ciências em seus estudos.
 Outros biólogos moleculares podem desenvolver  maneiras de testar a validade de técnicas utilizadas para estimular os  genes e combater doenças.
 Eles necessitam de compreender a sequenciação dos genes, a sinalização celular e a expressão do gene, bem como organizar e diferenciar células. Precisam registrar com precisão as informações e interpretar os resultados, que devem ser repassados ​​e se comunicar com os outros para o consumo não-científico.



Deveres do trabalho em Biologia Molecular


Os biólogos moleculares trabalham com equipamentos de laboratório avançado, como kits de clonagem e sintetizadores de DNA. Eles regularmente enfatizam o raciocínio dedutivo e pensamento crítico em suas tarefas, como eles tentam promover mudanças de processos e reforçar a nova metodologia na resolução de problemas. 

Áreas de atuação  


Há oportunidades de emprego nas indústrias privadas, universidades e agências governamentais. Na indústria privada, os biólogos moleculares podem servir como consultores aconselhando   sobre questões científicas, tais como problemas ambientais,pesquisa,desenvolvimento e fabricação de produtos farmacêuticos.  Para o governo, eles podem pesquisar novas formas de tratar e diagnosticar doenças. Nas universidades, os professores são necessários para instruir os alunos sobre como conduzir a pesquisa de forma adequada e questionar os modelos existentes de pensamento científico.

Biólogos Moleculares 

Professor Universitário 


Requisitos para a formação em biologia molecular 

Para se tornar um biólogo molecular o interessado deve primeiramente ser graduado em Biologia (Ciências  Biológicas) e posteriormente se pós - graduar na área.

  1. Mestrado em Biologia Molecular e Celular.                                                                                                                               Leva dois anos e serve para aumentar ainda mais o conhecimento da biologia molecular e celular. O mestrado pode ser usado ​​como primeiro passo para aqueles que querem entrar em programas de doutorado, que podem levar a oportunidades de pesquisa e ensino.                                                                
  2. Doutorado em Biologia Molecular e Celular
     Leva até quatro anos para a conclusão. Inclui tanto os estudos avançados em biologia molecular e trabalho de laboratório. A maior parte da segunda metade desse programa se concentra em projetos de pesquisa em tempo integral.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O que é um Embriologista?

O que é um embriologista?


Antes de dizer o que é um embriologista vale lembrar que a embriologia é o ramo da biologia que estuda o desenvolvimento dos gametas (células sexuais), fertilização e desenvolvimento dos embriões. Além disso, a embriologia envolve o estudo de doenças congênitas que ocorrem antes do nascimento.


Óvulo sendo fertilizado in vitro 

Embriologista

 

Um embriologista é um biólogo especializado em reprodução assistida, que trabalha com sêmen, óvulos e embriões. Embriologistas podem trabalhar com embriões de animais ou seres humanos.





  • Embriologista humano 
O embriologista humano tem como principal objetivo criar embriões para casais com problemas de fertilidade para que os mesmos possam ter filhos. Geralmente esse esse profissional trabalha junto a um geneticista  que confere se os gametas ou embriões estão em bom estado para que o futuro indivíduo não herde nenhuma doença genética de seus pais.

Embrião humano 

  • Embriologista de animais 

O embriologista de animais trabalha com quaisquer espécies para que as mesmas se mantêm em equilíbrio na natureza ou em parques zoológicos evitando assim sua extinção e garantindo um possível retorno a natureza de animais ameaçados.

Embrião de elefante

Embrião de cachorro

Como se tornar um embriologista?

Para se tornar um embriologista é necessário antes ter uma graduação em ciências biológicas, biomedicina ou áreas afins e após fazer uma pós graduação em embriologia (reprodução assistida).

E aí,  tirou suas dúvidas sobre a profissão embriologista? Se tiver alguma pergunta deixe nos comentários para sana-la e obrigado por visitar meu blog.