quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O que é um Citologista

Um citologista estuda como as doenças, infecções ou cânceres afetam as células. Citologistas estudam e identificam células de doenças, como câncer e infecções bacterianas, incluindo o teste de Papanicolau para o câncer cervical.

Descrição do trabalho


Os citologistas avaliam as amostras de células para quaisquer variações que possam ter sido causadas por uma doença. Por exemplo, eles usam o teste de Papanicolau para determinar se um paciente tem alguma alteração nas células do colo do útero. Eles fazem isso através de uma inspeção meticulosa sob um microscópio, o que lhes permite diagnosticar coisas como tumores benignos ou malignos, câncer, células pré-cancerosas e outros agentes infecciosos ou inflamatórios. Os citologistas normalmente trabalham em laboratórios em hospitais, universidades ou instituições privadas.


Requisitos de Habilidade



Os citologistas devem ter fortes habilidades analíticas, de resolução de problemas e de tomada de decisões. Eles devem ser capazes de lidar com a pressão e responsabilidade, muitas vezes realizando trabalho microscópico altamente detalhado por longos períodos de tempo, independentemente ou sob a supervisão de um patologista. Além dos fortes conhecimentos de informática, os mesmos devem ter um conhecimento aprofundado dos mais recentes métodos de diagnóstico, equipamentos e tecnologia, como a triagem assistida por computador e o diagnóstico molecular.

Requisitos para a formação em Biologia Celular (Citologia)


Para se tornar um citologista, o interessado deve primeiramente ser graduado em Biologia (Ciências  Biológicas) e posteriormente se pós-graduar na área:

Formação lato sensu:
  • Especialização profissional em Biologia Celular.


Formação stricto sensu:
  1. Mestrado em Biologia Celular (Citologia).
  2. Doutorado em Biologia Celular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário