Imunologia é um ramo da biologia que abrange o estudo dos sistemas imunológicos em todos os organismos.
Foi o biólogo e anatomista russo Ilya Ilyich Mechnikov quem impulsionou os estudos sobre imunologia, e recebeu o prêmio Nobel de 1908 por seu trabalho. Ele espetou o espinho de uma rosa em uma estrela do mar e observou que, 24 horas depois, havia células cercando a ponta. Era uma resposta ativa do organismo, que tentava manter sua integridade. Foi Mechnikov quem primeiro observou o fenômeno da fagocitose, em que o corpo se defende contra um corpo estranho, e cunhou o termo. Essa área do conhecimento evoluiu, e hoje é tão relevante que, graças a ela, as vacinas puderam ser desenvolvidas e as doenças alérgicas e autoimunes puderam ser compreendidas
Descrição do trabalho de imunologista
A fim de desenvolver eficazmente estes novos produtos e métodos, imunologistas devem investigar o desenvolvimento e os efeitos de respostas anormais imunes do corpo, que estão associados com uma variedade de condições, incluindo doenças auto-imunes, imunodeficiências, alergias e rejeição de transplante.
Deveres do trabalho do imunologista
• Analisar e interpretar os resultados dos estudos
• Elaborar relatórios detalhados com base nos resultados dos estudos
• Apresentar relatórios em convenções, seminários, universidades e outras plataformas apropriadas
• Pode consultar com médicos gerais sobre o histórico médico de um paciente
• Examinar pacientes
• Diagnosticar e tratar uma ampla variedade de distúrbios do sistema imunológico
Educação necessária para se tornar um imunologista
Para obter um emprego como um imunologista o graduado (geralmente um biólogo ou médico) precisa de um grau avançado, especificamente, um doutorado ou residência para médicos. Para fazer investigação científica é obrigatório ter um Doutorado, enquanto os médicos são obrigados a terem residência na área, bem como dois a três anos mais de especialidade de formação e estudo.
Certificação para se tornar um imunologista
- Certificação no Brasil: No brasil o imunologista pós - graduado deve ter o título e registro em seu conselho especifico: Conselho Regional de Biologia - CRBio ou Conselho Regional de Medicina - CRM.
- Certificação no Canadá: Para obter um Certificado de Competência Especial em Imunologia Clínica e Alergia no Canadá, se deve primeiro completar um programa de Mestrado. Ou após a conclusão de um programa de M.D. (Equivalente a uma pós graduação stricto senso em Medicina), se deve completar 2 anos de residência aprovada em imunologia e alergia.
- Certificação nos Estados Unidos: Para se tornar um imunologista certificado nos Estados Unidos, se deve primeiro ganhar um Ph.D.(Equivalente ao doutorado brasileiro) ou um M.D. e, em seguida, concluir pelo menos dois a três anos de formação em um programa credenciado e deve passar por um exame dado pelo American Board of Allergy and Immunology.
Quem contrata imunologistas? Onde eles trabalham?
Há uma série de organizações dentro de ambientes clínicos, acadêmicos e industriais que estão interessados em empregar as habilidades, conhecimentos e competências de imunologistas, incluindo:
- Colégios e Universidades: Instituições acadêmicas empregam imunologistas para realizar pesquisas originais no campo da medicina, biologia, bem como para ensinar cursos e supervisionar estudantes de pós-graduação em sua pesquisa.
- Hospitais e Clínicas: imunologistas clínicos são contratados por instituições de saúde para diagnosticar pacientes que sofrem de distúrbios imunológicos, bem como gerenciar seus cuidados.
- Empresas Farmacêuticas e Biológicas: Imunologistas são empregados por empresas farmacêuticas e biológicas, a fim de ajudá-los a sua compreensão do sistema imunológico; Este conhecimento pode então ser aplicado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos médicos e terapias.
- Agências Governamentais: Agências governamentais federais e provinciais / estaduais podem contratar imunologistas para realizar pesquisas com o objetivo de desenvolver vacinas novas e melhorar as existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário